sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quando os IPs v4 acabarem, vou perder minha conexão?


Não. Você vai continuar navegando tranquilamente na rede usando o IPv4, pois todos os servidores devem estar configurados para aceitar os dois protocolos. A única coisa que vai acontecer quando não houverem mais IPv4 para distribuir é uma queda no crescimento da Internet. Isso, claro, se os provedores do mundo todo não tenham implementado o IPv6 ainda, o que é bastante provável. O primeiro RIR que deve esgotar seus endereços IPv4 é o APNIC, que controla a distribuição de endereços na região da Ásia. Segundo as últimas estimativas, o esgotamento deve acontecer na metade do ano ou pouco depois.

Já o LACNIC, responsável por toda a área da América Latina, ainda tem alguns milhões de endereços para distribuir, segundo as estatísticas disponibilizadas na página.

Vou precisar mudar alguma coisa no meu roteador?

Teoricamente não. A menos que você queira fazer com que sua rede interna use IPv6, não vai ser necessário fazer nenhuma mudança no seu roteador, seja ele de LAN ou WAN. Para saber se o novo tipo de endereçamento é suportado no seu roteador, a melhor maneira é procurar a fabricante do equipamento. Se ele for antigo, é bem provável que não suporte. Mas isso não é nada que uma atualização de firmware não resolva.

Ainda assim, a rede interna em IPv6 só vai funcionar se todos os seus computadores suportarem o novo protocolo de endereçamento e também se o seu provedor te der um IPv6. Como o novo protocolo não suporta NAT, cada dispositivo conectado vai ter um IP real, com o qual se conecta na internet. Ele vai ser gerado de acordo com esse endereço, que por sua vez, deve permitir mais de 65 mil subredes.
E a responsabilidade por te dar um IPv6 vai ser do modem, o que me leva à próxima pergunta…

Precisarei de um modem novo?

0 comentários:

Postar um comentário