sexta-feira, 8 de junho de 2012

Precisarei de um modem novo?


Depende da sua provedora de internet. Elas terão duas alternativas quando precisarem oferecer o IPv6 para seus clientes. A primeira é criar um sistema de tunnel broker, em que você navega com IPv6 mas através de um endereço IPv4. A segunda é substituir os modems atuais, que não suportam ainda o novo endereçamento, por novos modems. Aqui no Brasil eu já posso chutar qual a alternativa os provedores deverão escolher, visando uma economia de recursos.

Eu entrei em contato com todos os grandes provedores de internet no Brasil (Oi Velox, GVT, NET Virtua e Speedy) perguntando sobre os planos de cada uma para a implementação do IPv6. Assim que elas responderem, farei um novo post com as respostas.

Quero testar esse IPv6, como faço?

Atualmente nenhum provedor brasileiro tem IPv6 disponível para dar para seus clientes, mas você pode testá-lo mesmo assim. Seguindo a dica do leitor Mathias Kroyzanovski, me cadastrei no serviço SixXS que dá endereços de IPv6 para teste por meio de um tunnel broker.

Você precisa se cadastrar no site e esperar que um ser humano aprove o seu cadastro, por isso eles pedem dados verdadeiros e ainda que você explique os motivos para o qual pretende usar o IPv6. Eles fazem isso para controlar melhor quem tem acesso ao novo endereço e evitar desperdícios.

Uma vez aprovado, o processo de configuração manual no Windows foi um pouco complicado mas o próprio SixSS te dá a opção de usar a ferramenta de configuração automática chamada AICCU. Em poucos minutos eu já estava navegando com IPv6 e mandando ping para tudo quanto é lado.
Você tem alguma pergunta que ainda não foi respondida? O pessoal do Nic.br respondeu diversas outras no site IPv6.br específico para o usuário final, que também foi usado como fonte para esse post. Veja se a sua pergunta foi respondida por lá.

0 comentários:

Postar um comentário